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02/03/2021

Segmentação de clientes, o que é?

Segmentação de clientes, o que é?

Segmentação de clientes, o que é?

Segmentação de clientes significa identificar, no mercado, grupos de consumidores com características semelhantes. As pessoas que pertencem ao mesmo grupo, possuem gostos, interesses e necessidades em comum, portanto o seu perfil enquanto consumidores é muito semelhante.

Quais são os principais tipos de segmentação de clientes?

“Os grupos de consumidores podem ser criados com base em apenas uma característica comum entre as pessoas ou na conjugação de duas, ou mais características”. Existem várias categorias de segmentação, desde a segmentação demográfica, geográfica, comportamental e psicográfica. Através da análise destes dados encontraremos as necessidades, as prioridades, os interesses e os comportamentos em comum.

Os principais tipos de segmentação de mercado:

B2C (business to consumer) – são as empresas que vendem produtos e serviços diretamente ao consumidor final e segmentam os seus clientes com base em características demográficas e comportamentais (género, idade, estado civil, profissão, classe social e interesses) e outras.

B2B (business to business) – são as empresas que fazem negócio com outras empresas e segmentam os seus clientes tendo em conta o número de funcionários, área de negócio, dimensão ou volume de vendas, localização e outras.

 

Porque é tão importante a segmentação de clientes?

Uma das maiores vantagens é a possibilidade de conhecer a fundo o perfil do seu consumidor. Isso significa reconhecer as suas principais características e comportamentos, identificar as suas dores e saber as suas necessidades.

Compreender melhor os desejos e as expectativas dos seus clientes, possibilita ajustes ou melhorias nos produtos, ou serviços, aumentando a credibilidade da sua marca.

Poderá identificar possíveis nichos de mercado e novas oportunidades de negócio.

Ao conhecer o perfil do seu consumidor, poderá apostar em estratégias de marketing especificas e campanhas direcionadas, que aumentarão as suas vendas.

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