Iperform Agência Iperform Agência
08/03/2021

Dia da Mulher — 8 de março

Dia da Mulher — 8 de março

O dia 8 de março foi instituído, como sendo o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas em 1975 e atualmente esta data é comemorada em mais de 100 países, sendo em alguns, feriado nacional.

Esta data é considerada por muitos apenas como uma homenagem às mulheres, no entanto, ela tem raízes históricas profundas sobre a luta das mulheres por melhores condições de trabalho no início do século XX.

 Naquela época, os turnos em fábricas na Europa e nos Estados Unidos, podiam chegar às 16 horas de trabalho, 6 dias por semana e quase sempre incluíam os domingos. Apesar de este movimento ter despontado em vários países da Europa, Rússia e China, foi a manifestação em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, onde cerca de 15 mil mulheres marcharam pelas ruas da cidade, por melhores condições de trabalho, que marcou o início de uma jornada de luta pela igualdade de direitos entre géneros.

Hoje a data é comemorada para celebrar as conquistas, mas também para lembrar que ainda há muito para ser feito.

Temporalmente a mulher tem vindo a assumir um papel cada vez mais importante na sociedade, nos negócios e na política.

Hoje, queremos homenagear as que são empreendedoras, as que nos inspiram com histórias de superação e resiliência, as que batalham quais guerreiras para transformar os seus sonhos em negócios rentáveis e bem-sucedidos. A mulher tem vindo a mostrar ao mundo a sua força, o seu talento, a sua competência e habilidade para gerir um negócio bem-sucedido.

As mulheres desempenham hoje, um papel determinante na economia mundial.

 A Global Entrepreneurship Monitor, que anualmente realiza um estudo sobre o nível do empreendedorismo em vários países, divulgou os seguintes dados: 

  • As mulheres representam 52% da população e globalmente controlam 70% das despesas do consumo global.
  • No Ocidente, 60% das licenciaturas universitárias são de mulheres.
  • Na criação e geração de emprego, também as mulheres dão as cartas, 30% dos novos negócios no mundo são fundados e liderados por mulheres (35% em Portugal). 

Estima-se que até o final desta década, 870 milhões de mulheres entrarão no mercado de trabalho ou criarão o seu próprio negócio. 

 

É simplesmente incrível que a mulher seja o motor fundamental no crescimento económico, através do seu empreendedorismo!

 

Segundo um estudo da Mastercard, que acompanhou o progresso de mulheres empresárias em 57 países de cinco regiões geográficas do mundo,“ Portugal é um dos melhores países para as mulheres prosperarem enquanto empreendedoras, posicionando-se como sendo um dos países com as melhores oportunidades e condições de apoio para as mulheres empreendedoras”.  Ocupa o 6.º lugar, ficando à frente da Austrália, Bélgica, Filipinas e o Reino Unido. Conquistou o 10.º lugar no que respeita ao número de mulheres proprietárias de um negócio, ao representarem 28% do total.

 As mulheres empreendedoras são determinadas e trabalham com afinco sem receio de seguir em frente. Trabalham arduamente e o seu espírito naturalmente curioso levam-nas a querer aprender sempre mais, procurando formação que lhes permite desenvolver habilidades e competências continuamente. Elas são um incentivo para outras mulheres, os seus ensinamentos são valiosos e inspiradores.

Na nossa agência, conhecemos muitas mulheres empreendedoras e é uma experiência maravilhosa poder fazer parte do seu mundo e poder ajudá-las a conseguir atingir os seus objetivos.

Se é uma mulher empreendedora, visionária e luta por um negócio bem-sucedido, a Iperform quer felicitá-la por este dia, porque ele é o seu dia!

Desperte o Potencial do Seu Negócio Online!

Clique agora e descubra como podemos criar uma presença online única que destaca a sua marca.